quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Minha Cidade Cachoeira do Sul

CACHOEIRA DO SUL




O povoamento de Cachoeira do Sul começou por volta de 1750.
Soldados portugueses, casais açorianos e, mais tarde, índios missioneiros iniciaram a formação urbana de Cachoeira do Sul. Os índios estabelecidos no local até hoje chamado de Aldeia deram início ao que hoje é a cidade propriamente  dita. Em 1769, o lugarejo era oficialmente denominado de Capela de São Nicolau. Em 1779 passou a Freguesia de Nossa Senhora da Conceição. Em 1820, passou á Vila separando-se de Rio Pardo, sob o nome de Vila de São João da Cachoeira. (Edição e Reportagem de Patrícia Vargas)
                                                              Casa da Aldeia

A Casa da Aldeia pertenceu á índia guarani Joaquina Maria José e Sr. Manuel Francisco Cardoso.As imigrações italianas e alemãs foram as que mais marcaram os costumes e o desenvolvimento de Cachoeira. Elas aconteceram, principalmente, na segunda metade do século XIX.
  Os alemães dedicaram-se á pecuária e a agricultura, especialmente a lavoura de arroz. Os italianos, além da agricultura, optaram pelo comércio e a indústria.
 O Município foi palco de significativos acontecimentos ligados a Guerra dos Farrapos (1835).
 Estes foram declarados Sítios Históricos Farroupilhas: O Passo Real do Capané, a Estância da Capelinha e a Estância do Lageado.


                                        Estação Ferroviária de Cachoeira do Sul


A Estação Ferroviária de Cachoeira do Sul, na realidade, são duas estações ferroviárias: a primeira foi construída em 1883, na ligação entre as cidades de Porto Alegre e Uruguaiana, e a estrada de ferro limitava Cachoeira do Sul entre as suas partes urbana e rural. No entanto, a cidade cresceu e foi além da linha férrea. Onde estava a estação acabou sendo o Centro de Cachoeira do Sul, e com a construção de prédios em sua volta e pelo movimentado trânsito, tal estação foi demolida, em 1972, para que não houvesse mais perturbações.
No mesmo ano a linha férrea foi transferida para a zona norte da cidade, onde havia menos movimento. A nova estação ferroviária, chamada Estação Ferroviária de Cachoeira do Sul - Nova. Em 1973 a primeira locomotiva saiu da nova ferroviária. Hoje, no entanto, tal ferroviária está depredada e em estado de abandono.
Em 2005 surgiu o projeto do Trem dos Pampas, um roteiro turístico entre Cachoeira do Sul e Rio Pardo que usaria e renoviaria as Estações Ferroviárias dos dois municípios.






                                                 Estação Ferroviária de Pertile


A parada de Pertile foi inaugurada em 1925. O nome veio de um antigo morador do local, que ali tinha um estabelecimento comercial. Em 10/04/1930, passou a ser estação de 5a classe. Ali se carregavam grandes quantidades de arroz, vindas pelo rio Jacuí, às margens do qual a estação se situava. Deve ainda ter os trilhos junto a ela, pois a variante de 1973 vinda de Ildefonso Fontoura terminava nela. Na verdade, um pouco antes dela; mesmo assim, foi construída uma nova estação, no estilo da de Pederneiras-nova. A velha foi provavelmente demolida.


                                              Estação Ferroviária de Ferreira


A Estação Ferroviária de Ferreira foi construída com autorização de um decreto de 1873 que implantou a linha de trem Porto Alegre-Uruguaiana. A estação foi inaugurada em 13 de outubro de 1885.
- Com as mudanças efetuadas na linha e com a construção da Ponte do Fandango, a estação acabou abandonada e sofrendo um avançado estado de degradação devido à ação do tempo e falta de manutenção do imóvel.



www.estacoesferroviarias.com.br/rs_uruguaiana/cachoeira-nov.htmEm cache - Similares

www.defender.org.br/ferreira-agora-e-historia

Um comentário:

marilise disse...

Parabéns Bel!Está lindo e falar sobre a ferroviaria foi uma ótima ideia.Bjs